A Quaresma é o período de 46 dias que antecede a Páscoa, e, durante esse período, os cristãos, sobretudo os católicos mais dedicados, procuram manter um estilo de vida mais ascético. Sendo assim, para muitos, a Quaresma é um período marcado por caridade e penitência.
A Quarta-Feira de Cinzas abre esse período e nesse dia é realizada uma missa e após é realizada a cerimônia sacramental de imposição de cinzas sobre os fiéis. A respeito da imposição de cinzas, vamos esclarecer algumas dúvidas das pessoas.
Quando surgiu essa tradição?
A imposição de cinzas surgiu na Igreja Primitiva e foi incorporada como um ritual sacramental da Igreja Católica por volta do século XI.
Qual a origem das cinzas?
As cinzas usadas na imposição são originárias dos ramos que são abençoados e queimados durante o Domingo de Ramos do ano anterior. Durante o sacramento, a autoridade religiosa faz uma cruz com as cinzas na testa da pessoa. Para isso, as cinzas são misturadas com água benta.
Quem impõe as cinzas?
A Igreja recomenda que o sacramento seja realizado por uma autoridade eclesiástica, isto é, um padre.
De onde veio essa prática?
Essa prática foi herdada pela Igreja Primitiva de práticas realizadas no Oriente Médio na Antiguidade. As cinzas eram jogadas sobre a cabeça da pessoa como sinal de arrependimento do fiel pelos seus pecados.
Curiosidades
O fiel, durante a imposição de cinzas, deve estar em jejum de carne. Além desse dia, a Sexta-Feira Santa também é um dia em que os fiéis não devem consumir carne.
Diferentemente do que muitos acreditam, a Quarta-Feira de Cinzas, nem antes do meio-dia e nem depois, é feriado no Brasil.
Muitos consideram que o significado das cinzas é um lembrete para o homem, alegando que ele veio do pó e para o pó ele voltará.
Os cristãos ortodoxos não celebram a Quarta-Feira de Cinzas