O surgimento dessas estações partiu da necessidade de empresas e instituições em obter regularmente dados ambientais, coletados em lugares remotos ou espalhados por uma região muito grande, que são utilizados por especialistas para a elaboração das previsões do tempo e do clima. Vale ressaltar que, ainda hoje em muitas localidades a única maneira de coletar esses dados é através de equipamentos registradores e depende da visita periódica de um observador.
Atualmente o Estado da Bahia dispõe de 21 (vinte e uma) Plataformas de Coleta de Dados – PCD's, que foram doadas e instaladas pelo Programa de Monitoramento de Tempo, Clima e Recursos Hídricos – PMTCRH do Ministério de Ciência e Tecnologia – MCT, nos anos de 1997, 1998 e 2003, no âmbito do convênio entre governos Estadual e Federal. A previsão é a instalação de PDCs em vários municípios do estado da Bahia.
Itiúba, a partir de agora passa a figurar entre os municípios com PCD instalada, a Prefeitura, através de acerto entre o Departamento de Meio ambiente da Secretária Municipal de Agricultura e a Secretária Municipal de Educação, cedeu um espaço da Escola Municipal Getúlio Vargas, para instalação da PCD Meteorológica.
Ascom: Prefeitura de Itiúba